La Scuola Internazionale Italiana Eugenio Montale si impegna a produrre una
proposta pedagogica, filosofica e umanistica, credendo nel potenziale
trasformativo dell'essere umano. Promuove un ambiente multiculturale e
diversificato, in linea con le attuali esigenze di una scuola internazionale.
SCUOLA PARITARIA
COSA SIGNIFICA ESSERE UNA SCUOLA PARITARIA ITALIANA?
Essere una scuola paritaria italiana significa far parte di un gruppo selezionato di
scuole nel mondo che fanno parte del Sistema della Formazione Italiana nel Mondo
(SFIM)
Queste scuole, come la Montale, hanno un programma di studi prevalentemente in
lingua italiana e sono conformi al programma del Ministero dell'Istruzione italiano,
che permette di ottenere, al termine del corso, una doppia certificazione, brasiliana
e italiana, valida in tutta l'Unione Europea.
COSA OFFRE
La scuola opera a tempo pieno e offre asilo, scuola elementare, scuola media e
scuola superiore, nonché attività extrascolastiche e corsi di lingua italiana.
UNESCO
A Escola Italiana Eugenio Montale tornou-se membro da Rede Mundial de Escolas Associadas da UNESCO, um reconhecimento pela proposição e pela condução de Projetos e Atividades que estão em consonância com os temas propostos pela UNESCO para um mundo melhor. O principal benefício de pertencer ao Programa de Escolas Associadas é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, ampliando o trabalho pela Cultura da Paz em todas as suas formas. As escolas que pertencem a este grupo, são consideradas centros de referência e inovação para uma educação atenta aos desafios do século XXI e aos quatro pilares da aprendizagem determinados pela UNESCO: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser”, e “aprender a viver juntos“
REBRINC
Uma rede que reúne pessoas e instituições de todo o país que se interessam pelos temas infância e consumo. A Montale e a REBRINC possuem como princípio promover a reflexão sobre a sociedade visando a construção de um mundo mais sustentável e igualitário. A nossa escola procura criar ao longo do ano letivo diversas situações que incentivem esta reflexão e aprofundem o debate sobre questões como: pluralidade cultural, consumo e sustentabilidade, promoção da cultura infantil, práticas de vida saudável e tudo aquilo que possa ampliar o repertório de conhecimento e cultura dos nossos alunos.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – MEC
A Montale foi reconhecida pelo Ministério da Educação MEC como instituição de referência para a inovação e criatividade na educação básica do Brasil.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Eugenio Montale, pela sua visão de aluno, de aprendizagem, formação, gestão e currículo, foi incluída entre as escolas do Centro de Referência em Educação Integral. A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
FAMILY’S CHOICE SCHOOL ADVISOR
Somos uma instituição recomendada pelas famílias. E isso significa muito!
Essa conquista pertence a cada um dos colaboradores e reconhece a dedicação de todos na construção de uma história de confiança junto à comunidade escolar.
IMPEGNI
- Rispetto dell'individualità.
- Sviluppo dell'autonomia e della capacità critica.
- Educazione completa.
La missione guida della scuola è di promuovere un'educazione ampia che vada
oltre l'accesso alle informazioni, ricercando la formazione completa e critica
dell'individuo. Come principio pedagogico, opera con un numero ridotto di studenti
nelle classi e offre un ambiente di dialogo e interazione, garantendo agli studenti
ricerca, comunicazione, cooperazione e autonomia.
ambiente
- Spazio compatibile con le pratiche innovative della scuola.
- L'ambiente fisico della scuola esprime l'intenzione di un'educazione umana che
valorizzi la creatività e la convivenza.
- La coesistenza si basa sul dialogo, sulla mediazione dei conflitti e sulla valorizzazione della conoscenza e della diversità.
GESTIONE PARTECIPATIVA
La gestione della scuola è partecipativa, così come lo era al momento della sua
fondazione. È un'organizzazione senza scopo di lucro, governata dai Soci Fondatori
e Benemeriti e dai Soci Sostenitori (genitori), che entrano a far parte di un comitato
di gestione su base paritaria.
Questa forma di gestione permette, da un lato, di garantire la longevità
dell'istituzione e, dall'altro, di mantenere viva la qualità dell'insegnamento.
Comitato di gestione
Rappresentanti benemeriti Sandra Papaiz Velasco – Presidente Giuseppe d’Anna – Presidente Benemerito Alfio Paglia – AEDA Marzio Arcari – Istituto Culturale Italo-Brasiliano Nelson Castro – Benemerito Associato Ricardo de Mello Franco – Cicap Adm Bens Ltda.