LOGO MONTALE
SFIM Paritaria
LOGO UNESCO 2023
LOGO PARCEIROS 3
Presentazione

La Eugenio Montale

La Scuola Internazionale Italiana Eugenio Montale si impegna a produrre una proposta pedagogica, filosofica e umanistica, credendo nel potenziale trasformativo dell'essere umano. Promuove un ambiente multiculturale e diversificato, in linea con le attuali esigenze di una scuola internazionale.

SCUOLA PARITARIA

COSA SIGNIFICA ESSERE UNA SCUOLA PARITARIA ITALIANA?

Essere una scuola paritaria italiana significa far parte di un gruppo selezionato di scuole nel mondo che fanno parte del Sistema della Formazione Italiana nel Mondo (SFIM)

Queste scuole, come la Montale, hanno un programma di studi prevalentemente in lingua italiana e sono conformi al programma del Ministero dell'Istruzione italiano, che permette di ottenere, al termine del corso, una doppia certificazione, brasiliana e italiana, valida in tutta l'Unione Europea.

SFIM Paritaria

COSA OFFRE

La scuola opera a tempo pieno e offre asilo, scuola elementare, scuola media e scuola superiore, nonché attività extrascolastiche e corsi di lingua italiana.

UNESCO

A Escola Italiana Eugenio Montale tornou-se membro da Rede Mundial de Escolas Associadas da UNESCO, um reconhecimento pela proposição e pela condução de Projetos e Atividades que estão em consonância com os temas propostos pela UNESCO para um mundo melhor. O principal benefício de pertencer ao Programa de Escolas Associadas é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, ampliando o trabalho pela Cultura da Paz em todas as suas formas. As escolas que pertencem a este grupo, são consideradas centros de referência e inovação para uma educação atenta aos desafios do século XXI e aos quatro pilares da aprendizagem determinados pela UNESCO: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser”, e “aprender a viver juntos“

REBRINC

Uma rede que reúne pessoas e instituições de todo o país que se interessam pelos temas infância e consumo. A Montale e a REBRINC possuem como princípio promover a reflexão sobre a sociedade visando a construção de um mundo mais sustentável e igualitário. A nossa escola procura criar ao longo do ano letivo diversas situações que incentivem esta reflexão e aprofundem o debate sobre questões como: pluralidade cultural, consumo e sustentabilidade, promoção da cultura infantil, práticas de vida saudável e tudo aquilo que possa ampliar o repertório de conhecimento e cultura dos nossos alunos.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – MEC

A Montale foi reconhecida pelo Ministério da Educação MEC como instituição de referência para a inovação e criatividade na educação básica do Brasil.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Eugenio Montale, pela sua visão de aluno, de aprendizagem, formação, gestão e currículo, foi incluída entre as escolas do Centro de Referência em Educação Integral. A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

FAMILY’S CHOICE SCHOOL ADVISOR

Somos uma instituição recomendada pelas famílias. E isso significa muito!

Essa conquista pertence a cada um dos colaboradores e reconhece a dedicação de todos na construção de uma história de confiança junto à comunidade escolar.

compromissos

IMPEGNI

- Rispetto dell'individualità.
- Sviluppo dell'autonomia e della capacità critica.
- Educazione completa.

La missione guida della scuola è di promuovere un'educazione ampia che vada oltre l'accesso alle informazioni, ricercando la formazione completa e critica dell'individuo. Come principio pedagogico, opera con un numero ridotto di studenti nelle classi e offre un ambiente di dialogo e interazione, garantendo agli studenti ricerca, comunicazione, cooperazione e autonomia.

ambiente

- Spazio compatibile con le pratiche innovative della scuola.
- L'ambiente fisico della scuola esprime l'intenzione di un'educazione umana che valorizzi la creatività e la convivenza.
- La coesistenza si basa sul dialogo, sulla mediazione dei conflitti e sulla valorizzazione della conoscenza e della diversità.

GESTIONE PARTECIPATIVA

La gestione della scuola è partecipativa, così come lo era al momento della sua fondazione. È un'organizzazione senza scopo di lucro, governata dai Soci Fondatori e Benemeriti e dai Soci Sostenitori (genitori), che entrano a far parte di un comitato di gestione su base paritaria.

Questa forma di gestione permette, da un lato, di garantire la longevità dell'istituzione e, dall'altro, di mantenere viva la qualità dell'insegnamento.

Comitato di gestione

Rappresentanti benemeriti
Sandra Papaiz Velasco – Presidente
Giuseppe d’Anna – Presidente Benemerito
Alfio Paglia – AEDA
Marzio Arcari – Istituto Culturale Italo-Brasiliano
Nelson Castro – Benemerito Associato
Ricardo de Mello Franco – Cicap Adm Bens Ltda.

Rappresentanti contribuent
Carla Elisabeta Arcari
Etienne Americo Cartolano Júnior
Lanfranco Ranieri Paolo Troncone – Vice-presidente
Oliviero Roggi
Tatiana Olivia Calado Marcondes

Rappresentante del Consolato Generale d’Italia a San Paolo
Monica Faggionato – Dirigente Scolastica

Direzione
Lorenzo Gemma – Direttore Amministrativo e Finanziario
Paola Capraro – Direttrice Pedagogica Italiana
Marcella Olivati – Diretora Pedagógica Brasileira

Relazioni Istituzionali
Neide Oliveira

CERTIFICAÇÕES

it_IT