O que significa dizer que a Montale promove uma formação integral?
Na Montale, acreditamos no potencial transformador do ser humano e na sua formação integral. Mas o que isso quer dizer, na prática?
Educação para todas as dimensões
Formação integral é aquela que não se limita ao desempenho acadêmico. Ela contempla também o desenvolvimento emocional, social, cultural e ético do aluno.
Como destaca nossa diretora didática brasileira Marcella Olivati:
“Quando a gente fala de educação integral é porque, dentro da nossa metodologia por projetos, esses projetos trabalham com todas as esferas do ser humano: o afetivo, o intelectual, o social e o físico. Nenhum indivíduo é apenas cognitivo, apenas acadêmico, quando vem à escola. Então, todas essas esferas são contempladas diariamente e nos nossos projetos.”
Além de vivenciar esses princípios em sua prática pedagógica, a Montale também é reconhecida pelo selo de Escola de Educação Integral, concedido pela plataforma educacaointegral.org.br. Esse reconhecimento reforça o compromisso da escola com uma formação completa, que considera todas as dimensões do ser humano.
Conhecimento com sentido
Na Montale, o conhecimento não é fragmentado. As áreas se conectam por meio de projetos, experiências e reflexões, respeitando o ritmo e o interesse das crianças e jovens.
Repertório cultural
Valorizamos a arte, a literatura, a música e a filosofia desde os primeiros anos. Essas linguagens ampliam a visão de mundo e contribuem para a construção de pensamento crítico.
Relações que educam
Cuidamos das relações entre alunos, professores e famílias. A escuta, o diálogo e o respeito são fundamentos para o desenvolvimento de uma comunidade que aprende junto.
Autonomia e responsabilidade
Promover a formação integral também é incentivar a autonomia, a autoria e o senso de responsabilidade — consigo, com os outros e com o mundo.
A formação integral, na Montale, é um compromisso com o presente e o futuro dos nossos alunos. Uma educação que não separa razão de sensibilidade, conhecimento de experiência, indivíduo de coletivo.
Na Montale, acreditamos que cada criança é única e deve ser reconhecida em todas as suas dimensões. Quer entender como isso acontece na prática? Clique aqui e agende uma visita para conhecer mais sobre a nossa proposta.